A política local impacta diretamente a vida das pessoas, mas, frequentemente, cidadãos não entendem claramente as funções dos cargos públicos municipais, como prefeito e vereador. Em Palmital, cidade do interior de São Paulo, esse problema é evidente: falta transparência, clareza sobre os deveres de cada cargo e mecanismos de acompanhamento das promessas feitas pelos políticos.
O projeto surge como uma resposta a esse problema. A proposta é criar uma solução digital que ajude os cidadãos de Palmital a entender melhor o papel dos políticos, acompanhar suas ações e exercer a cidadania de forma mais ativa.
Papel
Designer de Produto
Tempo de Projeto
Ainda em Andamento
Ferramentas
Figma, WordPress, Elementor, Hotjar, Google ADS, Google Analytics
Localização
Remoto
A maioria das pessoas não sabe exatamente quais são as funções de um prefeito ou de um vereador. Essa falta de clareza leva a dois problemas principais:
Expectativas desalinhadas sobre o que esses políticos podem ou não podem fazer.
Dificuldade em fiscalizar e cobrar os responsáveis, contribuindo para uma cultura de desinformação e apatia política.
Além disso, não existe na cidade nenhuma ferramenta simples, acessível e imparcial que ajude a população a acompanhar se as promessas feitas nas campanhas estão sendo cumpridas.
Compreender como a população de Palmital se informa sobre política.
Mapear dores, frustrações e necessidades relacionadas ao entendimento sobre o papel de prefeitos e vereadores.
Coletar dados que embasem a criação de uma solução digital acessível, clara e funcional para a população.
Levantamento de dados demográficos e socioeconômicos da cidade.
Pesquisa sobre comportamento eleitoral em Palmital e no Brasil.
Análise de concorrentes indiretos, como o site Ranking dos Políticos, avaliando seus pontos fortes e limitações.
Organizamos nosso conhecimento prévio em três categorias para estruturar a pesquisa:
Certezas: O que sabemos sobre o contexto.
Suposições: O que acreditamos, mas precisa ser validado.
Dúvidas: O que não sabemos e precisamos investigar.
A Matriz CSD foi fundamental para guiar o roteiro das entrevistas qualitativas.
Foram realizadas 9 entrevistas presenciais, com cidadãos de diferentes perfis socioeconômicos, faixas etárias (de 16 a 60 anos) e níveis de escolaridade. Todos os entrevistados votaram nas últimas eleições.
As entrevistas foram abertas e semi-estruturadas, focando em entender:
Como as pessoas se informam sobre política.
O que sabem sobre as funções de prefeitos e vereadores.
Quais são suas dores, frustrações e expectativas em relação à política local.
A grande maioria não sabe claramente o que faz um vereador ou um prefeito.
Redes sociais e conversas no boca a boca são as principais fontes de informação.
Existe uma sensação generalizada de desconfiança em relação aos políticos e aos processos políticos.
Apesar da desconfiança, há um desejo coletivo por mais transparência, fiscalização e melhorias na cidade.
Muitos expressam desmotivação: “Parece que a política não muda nada na minha vida.”
Ensino superior completo ou mais.
Busca informações, acompanha notícias, mas sente frustração pela falta de transparência e clareza.
Sabe que a política impacta sua vida e gostaria de participar mais, mas sente que não existem meios fáceis, acessíveis e confiáveis.
Ensino médio ou fundamental completo.
Tem pouco tempo disponível e baixo interesse em se aprofundar no assunto.
Quer melhorias na cidade, mas não enxerga a política como uma ferramenta efetiva pra isso.
Consome informação basicamente via WhatsApp, Facebook e conversas informais.
A população não entende claramente as funções dos políticos.
Informações públicas são difíceis de acessar, complexas ou burocráticas.
As ferramentas existentes são percebidas como tendenciosas, complicadas ou distantes da realidade local.
Existe baixa confiança na classe política e no sistema como um todo.
Desenvolver um site acessível, direto e funcional, que contemple:
Linguagem simples: Para qualquer cidadão entender.
Explicação clara das funções: O que fazem prefeitos e vereadores, quais são seus deveres, limitações e responsabilidades.
Promessômetro: Ferramenta visual para acompanhar o cumprimento das promessas feitas em campanhas.
Acesso facilitado às atas e sessões da câmara municipal: Resumidas, traduzidas em linguagem acessível.
Design acessível: Para funcionar bem em celulares, computadores e para públicos com diferentes níveis de letramento digital.
Desenvolvimento de wireframes de média fidelidade.
Validação dos wireframes com usuários reais (testes qualitativos).
Iterações com base no feedback, refinamento do fluxo e da proposta de valor.
Desenvolvimento de um MVP navegável.
Este projeto demonstra minha capacidade de:
Conduzir pesquisas qualitativas profundas.
Analisar dados e gerar insights estratégicos.
Traduzir necessidades reais em soluções digitais aplicáveis.
Trabalhar com empatia, clareza e foco em impacto social.
Este projeto me mostrou, na prática, que UX vai muito além da camada visual. UX é sobre entender pessoas, seus contextos, suas dores e seus desejos. É sobre traduzir realidades complexas em soluções claras, acessíveis e funcionais. Cada projeto exige empatia, escuta ativa, senso crítico e adaptação constante.