Posso ter um horário flexível trabalhando como freelancer?

Perguntei  qual era a principal dúvida que nossos leitores tinham sobre a carreira freelancer, uma das perguntas que surgiram me chamou atenção e despertou meu interesse.

O seguidor perguntou o seguinte: “dá para dormir até 11h de boa?” Essa pergunta me causou ineresse por ela estar relacionada a um dos maiores mitos sobre quem trabalha em casa como designer freelancer, ou seja, a ideia de que esse profissional quase não trabalha ou trabalha pouco.

Tendo total liberdade para definir seu horário e poder ter certos “luxos” como acordar um pouco mais tarde, parar de trabalhar a hora que quiser e ir fazer outra coisa, ter tempo livre de sobra para sair com os amigos a qualquer hora  e outros pensamentos semelhantes.

Por isso decidi escrever esse artigo para esclarecer alguns pontos importantes sobre isso, então se você quer trabalhar como designer freelancer para ter uma rotina mais tranquila e fazer seu próprio horário dá uma lida nesse artigo antes.

Flexibilidade no horário

Esses pensamentos que citei anteriormente são aquilo que, geralmente, é o que é mais percebido pelas pessoas quando se trata da rotina de um profissional freelancer.

A verdade é que esses pensamentos tem seu fundamento, de certa maneira fazem parte da rotina de um profissional freelancer porém não exatamente da maneira como as pessoas pensam que é.

Em primeiro lugar você precisa colocar uma coisa na sua cabeça, trabalhar como freelancer não significa trabalhar pouco, pelo contrário, significa trabalhar muito, muito mesmo, até mais do que um profissional locado em agência ou outro tipo de empresa.

Isso porque o freelancer é uma empresa de um homem só, ou seja, você é o responsável pela criação, pelo atendimento ao cliente, pela prospecção de novos clientes, pela limpeza do espaço de trabalho, pelo gerenciamento das contas que devem ser pagas etc.

O designer freelancer precisa cumprir com todas essas responsabilidades e geralmente de forma simultânea, muitas vezes isso também significa trabalhar até mais tarde ou nos finais de semana e essa é a parte que geralmente as pessoas não obsevam.

A flexibilidade do horário realmente existe porém o designer freelancer precisa distribuir suas diferentes tarefas durante todo o seu tempo disponível e não excluir tarefas e projetos.

Na prática isso significa que você até pode dormir até as 11h da manhã ou ir ao cinema no meio da tarde, porém terá que compensar esse tempo em um outro horário. 

A maneira como cada freelancer organiza seu tempo é algo que vai variar de acordo com o perfil de cada um e pode envolver outras questões como o ramo do design em que ele atua, a quantidade média de projetos, o processo criativo, etc.

Lembre-se que trabalhar como designer freelancer depende muito mais do seu perfil do que de simplesmente querer, esteja ciente que você é seu próprio chefe, é você quem monitora seu trabalho e é você quem deve se cobrar pelos resultados esperados e o cumprimento dos prazos.

Você trabalha como designer freelancer?  Como é a sua rotina de trabalho? Compartilha com a gente nos comentários.

Floriano Silva

Floriano Silva

Designer gráfico com foco em criações multiplataforma (impressa e digital), gerenciamento de redes sociais , gestão e configuração de tráfego.

Compartilhe
Posts Populares

Mais Lidos:

plugins premium WordPress

2022 – Desenvolvido por: Floriano Silva Designer Gráfico

FLORIANO SILVA

Designer Gráfico

WhatsApp

(19) 9 8125-2459

E-mail

floriano@floriano.des.br