Você com certeza já deve ter se perguntado qual é a diferença entre um diretor de criação, um diretor de arte e um designer gráfico.
Nesse artigo eu vou te explicar de forma simples e objetiva o que cada um deles faz dentro de uma agência de criação.
Diretor de Criação
Começando pelo Diretor de Criação. Basicamente ele é responsável pelo contato direto entre o setor de criação e o cliente.
Ele compreende o objetivo da campanha e as peças e produtos que deverão ser desenvolvidos.
É ele quem ajuda o cliente a definir um briefing claro e completo sobre o projeto.
Ele também estabelece prazos, define processos, negocia com o cliente, define ajustes e correções no rumo da campanha.
Diretor de Arte
Já o Diretor de Arte basicamente lidera a equipe de criação, no sentido de definir os rumos criativos do projeto.
É ele quem estabelece o conceito do projeto e a maneira como esse conceito vai ser representado em cada uma das peças.
Ele já deve possuir um conhecimento avançado sobre os princípios e fundamentos do design como cores, tipografia, diagramação e comunicação.
Ele organiza e monitora a equipe para que as peças do projeto sejam entregues dentro do prazo estabelecido e com os padrões adequados para entrega e a produção de cada uma delas.
O Diretor de Arte trabalha diretamente com o Diretor de Criação para entender as necessidades do cliente e transmitir isso de forma clara para sua equipe.
É importante ressaltar aqui que em algumas agências é comum que o Diretor de Arte também assume as funções do Diretor de Criação.
Designer Gráfico
O Designer Gráfico é responsável pela criação prática das peças da campanha, seguindo as orientações do Diretor de Arte.
Além de conhecer os fundamentos e princípios do design ele também precisa dominar as ferramentas de criação, como Photoshop, Illustrator, Corel Draw e outros programas.
Ele apresenta as suas ideias para o Diretor de Arte que avalia se as propostas criativas estão seguindo o conceito do projeto e as informações do briefing.
Ressaltando que uma equipe de criação pode não ser formada apenas por designers gráficos, mas também pode contar com motion designer, ilustradores e web designers. Isso vai depender da agência e também da campanha.
Conclusão
Se você ficou com alguma dúvida sobre essas funções, pode perguntar aí nos comentários que eu vou ter o maior prazer em esclarecer e trocar uma ideia com você.
Quer receber mais dicas e entender mais sobre design gráfico? Então aproveita e já se inscreve no nosso canal no YouTube pois assim você vai ser notificado em primeira mão sempre que conteúdo novo for publicado por aqui.
Então é isso aí criativos, hoje eu vou ficando por aqui, um grande abraço e até a próxima.